Vacina contra a dengue começa a ser distribuída para mais 625 municípios
[Foto / Divulgação / Walterson Rosa / MS]
Começaram a ser distribuídas, nesta sexta-feira (26/04), a vacina contra a dengue para mais 625 municípios em seis estados, elevando o total de cidades contempladas com o imunizante para 1.330, em 25 estados. As informações foram repassadas pelo Ministério da Saúde.
Os novos estados incluídos são:
- Alagoas;
- Ceará;
- Sergipe;
- Piauí;
- Mato Grosso e
- Rio Grande do Sul.
Segundo o ministério “as doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que é fundamental que estados e municípios acompanhem as notas técnicas que serão elaboradas a cada envio.”
Até a última terça-feira (23/04), a pasta ifomou que já haviam sido enviadas aos estados 1.682.139 doses de vacinas, com o registro de aplicação de 810.686 doses – o que representa 48,19% do total. Em abril, houve um registro de 117.530 vacinas aplicadas, uma queda significativa em comparação com março (463.481 doses aplicadas).
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel, explicou que essa redução pode ser atribuída ao atraso no registro da aplicação pelas autoridades municipais. “Alguns municípios fazem a vacinação e usam sistemas próprios, então demoram para enviar dados para a rede nacional de saúde”, esclareceu Ethel Maciel.
Casos de dengue no Brasil
Nos primeiros quatro meses de 2024, o número de casos prováveis de dengue atingiu a marca de 3.852.901. Além disso, foram confirmados 1.792 óbitos pela doença nesse período, com 2.216 mortes ainda em fase de investigação.
Atualmente, o Distrito Federal e 10 estados apresentam uma tendência de queda no número de registros da doença:
- Acre;
- Amapá;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Roraima;
- Santa Catarina e
- São Paulo.
Outros dez estados mostram uma tendência de estabilidade nos casos:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Mato Grosso do Sul;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Roraima;
- Rio de Janeiro e
- Rio Grande do Sul.
Por outro lado, seis estados continuam registrando um aumento no número de casos:
- Ceará;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Sergipe e
- Tocantins.