Governo do Estado se prepara para garantir energia em hospitais e UPAs durante apagões
Uma colaboração inovadora entre as secretarias de Saúde e de Energia e Economia do Mar está mobilizando esforços para prevenir impactos no funcionamento de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) devido a possíveis interrupções no fornecimento de energia. A força-tarefa inclui treinamento de profissionais e a implementação de um protocolo de emergência para ser acionado em casos de falta de energia.
Representantes das unidades foram apresentados ao Centro Estadual de Emergência em Energia, coordenado pela Seenemar. Esse centro tem a função de cobrar das concessionárias o restabelecimento da energia em serviços essenciais, conforme previsto pela resolução 1000/21 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em situações de falta de energia, o Centro deve ser imediatamente acionado para garantir o cumprimento das normativas pelas concessionárias.
Equipes dos hospitais e UPAs estão sendo treinadas para realizar verificações periódicas e simulações. A iniciativa visa assegurar a continuidade dos serviços essenciais de saúde durante eventuais interrupções no fornecimento de energia.
A parceria entre as secretarias não se limita apenas a ações de resposta a emergências. Também abrange questões de prevenção, investimentos para aumento de carga e eficiência energética. Além disso, está sendo considerada a possibilidade de unidades com maior consumo migrarem para o mercado livre, comprando energia por um preço menor de outros distribuidores.
O secretário de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, enfatizou a importância do Centro Estadual de Emergência em Energia para lidar com situações críticas e elogiou a parceria com a Secretaria de Saúde. A secretária de Saúde, Cláudia Mello, destacou o reforço do preparo das equipes para situações de emergência, garantindo a continuidade dos serviços, especialmente durante o verão.
Duas unidades estaduais, o Hospital Estadual da Criança (HEC) e o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), foram destacados como exemplos bem-sucedidos em protocolos de emergência, servindo como referência para a implementação das ações preventivas e reativas no restante do estado.