Abertura da 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro: Celebrando 40 anos de cultura, literatura e emoções
[Foto: Rafael Wallace / Gov RJ]
A cerimônia de abertura da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do Brasil, marcou o início de uma celebração de 40 anos da cultura literária no país. Com o tema “O que nos torna humanos”, o evento promete dez dias de experiências literárias e emocionais para o público, destacando a importância da capacidade de sentir e se emocionar.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, a CEO da GL events Brasil, Milena Palumbo, e o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid. Durante a cerimônia, o prefeito Paes assinou um decreto que reconhece a Bienal como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, destacando sua importância como um evento que vai além de uma simples feira de livros e se transformou em um festival completo de cultura e entretenimento.
Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, enfatizou a evolução da Bienal ao longo dos anos, de uma feira de livros tradicional para um festival que abraça diversas formas de expressão artística, incluindo o audiovisual, teatro, música e games. A diretora prometeu uma edição especial neste ano, repleta de experiências únicas para o público.
A cerimônia de abertura, sob a direção artística de Bianca Ramoneda, contou com a participação de nomes conhecidos, como a escritora Thalita Rebouças, as influenciadoras do livro e apresentadoras Afrofuturas, Pétala & Isa Souza, o criador de conteúdo digital Fabão, o violoncelista Federico Puppi e a bateria da Portela. Além disso, durante a cerimônia, foi entregue o Prêmio José Olympio ao Programa Nacional do Livro Didático e homenageada a autora Ana Maria Gonçalves, cuja obra “Um defeito de cor” será tema do desfile da Portela no Carnaval de 2024.
A Bienal do Livro de 2023 promete uma programação intensa com a participação de 380 autores e personalidades em mais de 200 horas de atividades para todas as idades. Entre os nomes confirmados estão Carla Madeira, Valter Hugo Mãe, Vera Holtz, Julia Quinn, Conceição Evaristo, Holly Black, Lázaro Ramos, Mauricio de Sousa, Aílton Krenak, Ana Maria Machado, Eliane Brum, Itamar Vieira, Klara Castanho, Joice Berth e muitos outros.
Com informações da organização da Bienal do Livro Rio.