Governo de NY anuncia conclusão da revisão ambiental do programa de pedágio na área central de Manhattan
[Foto: Ilustrativa]
Governadora Kathy Hochul anuncia que o Federal Highway Administration concluiu a revisão ambiental do programa de pedágio por congestionamento de Manhattan Central Business District Tolling, após um período de disponibilidade pública de 30 dias da Avaliação Ambiental Final. A agência federal emitiu hoje uma Declaração de Impacto Ambiental Não Significativo, confirmando a conclusão da Avaliação Ambiental Final, que inclui medidas de mitigação a serem implementadas pelo programa, afirmando que o mesmo não terá impactos ambientais significativos.
A implementação do programa de pedágio por congestionamento em Manhattan visa reduzir o tráfego em regiões movimentadas do centro da cidade, melhorar a qualidade do ar e fornecer recursos críticos à MTA (Metropolitan Transportation Authority). A governadora Hochul destacou a importância do processo abrangente de Avaliação Ambiental realizado, que incluiu a resposta a milhares de comentários de membros da comunidade em toda a região. Com a luz verde do governo federal, espera-se avançar na implementação deste programa.
A Avaliação Ambiental, preparada pela Triborough Bridge and Tunnel Authority (TBTA), uma agência afiliada da MTA, o Departamento de Transporte do Estado de Nova York (NYS DOT) e o Departamento de Transporte da Cidade de Nova York (NYC DOT), em consulta com o Federal Highway Administration (FHWA), concluiu que o programa alcançará seus objetivos, reduzindo o congestionamento e o total de milhas percorridas por veículos, trazendo benefícios regionais relacionados à qualidade do ar, enquanto oferece suporte financeiro para atualizações de capital para o sistema de transporte público da MTA.
Antes que a estrutura de tarifas do pedágio seja definida, o Traffic Mobility Review Board (TMRB), um órgão exigido pela legislação estadual de abril de 2019 que estabeleceu o Programa Central Business District Tolling, desenvolverá uma estrutura de pedágio recomendada, considerando fatores como padrões de tráfego, medidas de mitigação de tráfego, custos operacionais, impacto público, segurança pública, tipos de veículos, descontos, tarifas de pico e fora de pico, qualidade do ar e tendências de emissões. O TMRB fornecerá um relatório explicando suas recomendações, incluindo a revisão e análise subjacentes, ao Conselho da TBTA, que é co-terminus com o Conselho da MTA. O Conselho da TBTA adotará e estabelecerá a estrutura de pedágio.
Caso a estrutura de pedágio seja adotada conforme o esperado, a cobrança de pedágio poderá começar já em maio de 2024, o que dá aos contratantes um prazo contratualmente obrigado de 310 dias para finalizar o projeto, desenvolvimento, teste e instalação do sistema de pedágio e equipamentos.
O programa de pedágio por congestionamento reduzirá o tráfego no centro da cidade, melhorará a qualidade do ar e fornecerá recursos críticos à MTA.
O presidente da MTA, Janno Lieber, enfatizou que o trabalho real está prestes a começar. O Conselho da MTA, na qualidade de Conselho da TBTA, deve adotar uma estrutura de pedágio e os contratantes devem instalar o equipamento de pedágio em toda a área de pedágio. O resultado será uma redução do congestionamento de tráfego e o estabelecimento de um dos pilares de financiamento para o histórico Programa de Capital da MTA 2020-2024, um nível histórico de investimento para realizar atualizações que tornarão a rede de transporte mais resiliente, acessível, acelerando a resiliência climática e eliminando os desertos de transporte público.
O programa gerará receitas líquidas suficientes para alavancar US$ 15 bilhões para o Programa de Capital 2020-2024 da MTA, que inclui projetos de transformação. O sistema de transporte público da MTA, especialmente a rede de ônibus, promove a equidade ao atender populações de baixa renda e minoritárias. O financiamento permitirá que a MTA avance em sua agressiva cronologia de conclusão de melhorias de acessibilidade, além de realizar trabalhos de reparo necessários em um sistema de transporte com mais de um século de existência.
O pedágio por congestionamento melhorará a qualidade geral do ar regional com um dos planos mais abrangentes que a região implementou para apoiar um futuro mais sustentável. A Avaliação Ambiental Final constatou em todos os cenários de pedágio uma diminuição geral das milhas percorridas por veículos no distrito central de negócios e na região em geral, e que o programa incentivaria alguns motoristas a migrar dos seus veículos para o transporte público.
O programa de pedágio por congestionamento foi mandatado pelo Estado em abril de 2019 e modelado com base em programas de pedágio urbano ao redor do mundo para reduzir o congestionamento de tráfego e arrecadar receitas necessárias para melhorar o transporte público. O programa cobrará pedágio dos veículos que circularem em Manhattan ao sul e inclusive da Rua 60, excluindo o tráfego contínuo na Franklin D. Roosevelt Drive, West Side Highway, Battery Park Underpass e partes da Hugh L. Carey Tunnel conectando com West Street.