São Paulo Fashion Week promete movimentar a moda e a economia a partir de amanhã
[Foto: Ilustrativa]
A 55ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) está prestes a acontecer, de 25 a 28 de maio, e promete ser uma plataforma impulsionadora para o lançamento de coleções e vitrine para novos talentos da moda brasileira. Com 41 desfiles, sendo 31 presenciais e 10 fashion films, o evento é aguardado pelo público ansioso para conferir etiquetas renomadas, como João Pimenta, Isaac Silva e Apartamento 03, além de contar com a participação de sete marcas estreantes nesta edição.
Além de ser um marco no calendário fashion, o SPFW também tem um impacto significativo na economia, principalmente no setor têxtil e de confecção. O festival gera novos negócios e oportunidades de trabalho, além de impulsionar debates importantes sobre sustentabilidade, diversidade e inclusão na moda.
Uma pesquisa realizada pelo Melhor Envio, plataforma de intermediação logística, revelou que a categoria “Moda” é a que mais vende na internet. Em 2022, a empresa intermediou mais de 5,8 milhões de produtos do segmento, representando 24% de participação em relação ao total de itens vendidos. Esse número é mais que o dobro da categoria em segundo lugar, “Jóias & Relógios”, que teve mais de 2,4 milhões de produtos enviados e 10% do total.
Especialistas do setor destacam que o SPFW vai além de ser uma oportunidade de abordar temas como sustentabilidade e questões sociais na moda. O evento também movimenta a cidade e impulsiona a economia local.
A ocupação da cidade de São Paulo durante o festival também é notável. De acordo com a proptech Tabas, especialista em oferecer moradias por assinatura flexíveis em locais estratégicos, a expectativa é atingir 88% de ocupação em edifícios próximos aos locais do evento até o seu término.
Segundo o Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo, o número de pessoas na capital paulista vem aumentando exponencialmente desde o início do ano, com uma média de 61,47% de ocupação, oito pontos percentuais a mais em comparação ao mesmo período de 2022. Essa tendência promete se manter com as atividades oferecidas durante o SPFW.
Nas últimas edições, o SPFW tem ampliado sua visibilidade ao abordar pautas importantes para a moda, como a valorização das identidades de gênero, o respeito à diversidade étnico-racial e o combate ao trabalho escravo na cadeia produtiva da moda. Essas iniciativas têm sido bem recebidas pelo público, que participa cada vez mais das atividades e coloca o evento como protagonista na vanguarda das discussões sobre moda e cultura no Brasil.