CulturaEducaçãoRio de Janeiro

Rio de Janeiro sediará a 13ª Bienal da UNE

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / AN]

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial da Juventude (JUVRio), vai patrocinar a 13ª Bienal da UNE. Já foram investidos R$ 3 milhões para a realização desta edição que acontecerá entre os dias 2 e 5 de fevereiro de 2023, na Fundição Progresso, em frente aos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

A 13ª Bienal da UNE é um Festival dos Estudantes que conta com mostras de produções em oito áreas:

  • Artes do corpo;
  • Artes Visuais;
  • Audivisual;
  • Fotografia;
  • Literatura;
  • Música;
  • Jogos Digitais; e
  • Mostra Científica.

Durante os dias de evento, também são realizados debates e exibições de filmes pela Mostra Convidada.

O evento acontece com um tema definido, que este ano será “Um Rio Chamado Brasil”, contando com atrações que buscam representar a diversidade cultural brasileira, a ancestralidade, a fé e os territórios.

A abertura da 13ª Bienal da UNE, programada para acontecer no dia 2 de fevereiro, deverá contar com a presença do Prefeito do Rio, Eduardo Paes; do Secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira; do Presidente Nacional de Juventude, Marcus Barão; da Ministra da Ciência Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; Ministra da Cultura, Margareth Menezes; Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O secretário da Juventude do Rio de Janeiro, Salvino Oliveira, lembrou que, atualmente o Rio de Janeiro possui a maior população jovem de sua história e falou da importância do evento para o município.

O investimento na juventude é uma forma de dizermos o quanto acreditamos num futuro melhor também para o nosso país. O Rio de Janeiro tem a maior população jovem da sua história neste momento. São mais de 1,6 milhão de pessoas, para quem trabalhamos dia e noite, para proporcionar oportunidades e reverter o triste quadro da desocupação total. E trazer a Bienal da UNE para cá nos dá a esperança de que essa transformação é possível e de que estamos no caminho certo – disse Salvino Oliveira.

A programação da Bienal é gratuita e aberta ao público, sendo restrita apenas às capacidades de cada espaço.

Há cobrança de taxa de inscrição para os estudantes interessados em algum dos próximos itens, os quais só terão acesso mediante pagamento.

  • Certificado de participação (60h);
  • Alojamento (entrada a partir de 02 de fevereiro de 2023, e saída até dia 05 de fevereiro de 2023). Cada participante é responsável por levar todos seus itens de estadia, como barraca, colchão e cobertor, bem como de higiene pessoal, tais como toalha e escova de dentes;
  • Translado interno no Rio de Janeiro, do alojamento até o evento.

Confira aqui o site com todas as informações sobre o evento.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.