BrasilMeio Ambiente

2024 é registrado como o ano mais quente no Brasil desde 1961, aponta Inmet

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / FN]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta sexta-feira (03/12) que o ano de 2024 foi o mais quente no Brasil desde o início das medições sistemáticas, em 1961. A temperatura média anual alcançou 25,02°C, superando o recorde anterior de 2023, que teve uma média de 24,92°C.

Os dados de 2024 indicam um aumento de 0,79°C em relação à média histórica das últimas duas décadas completas (1991-2020), que foi de 24,23°C. A tendência de elevação das temperaturas ao longo dos anos é considerada estatisticamente significativa, de acordo com o Inmet, e “pode estar associada à mudança no clima em decorrência da elevação da temperatura global e mudanças ambientais locais”.

O fenômeno climático El Niño também contribuiu para o aquecimento registrado em 2023 e nos primeiros meses de 2024. Com intensidade classificada entre forte e muito forte, o fenômeno impacta a dinâmica climática global, alterando padrões de temperatura e distribuição de chuvas.

Sobre o El Niño

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais na porção leste da região equatorial do Oceano Pacífico e pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Esse fenômeno ocorre em intervalos de três a sete anos, com intensidade variável, e afeta significativamente o clima global, influenciando o transporte de umidade e padrões de chuvas em várias regiões.

*Com informações de Inmet

error: Não é possível copiar.