InternacionalSaúde

Vacina da Moderna apresenta 94,1% de eficácia contra a Covid-19

[Foto: Arquivo / Richard Souza / AN]

A farmacêutica norte-americana Moderna, anunciou na manhã desta segunda-feira (30/11), que os estudos em fase final mostram que a sua vacina desenvolvida contra a COVID-19, tem eficácia de 94,1%.

Os resultados da eficácia da vacina são inferiores aos de uma análise provisória divulgada em 16 de novembro, que apresentava 94,5% de eficácia contra o vírus. No entanto, o diretor médico da farmacêutica, Tal Zaks, informou que a diferença apresentada entre a analise e os estudos recentes não é estatisticamente significativa.

O estudo COVE, como são conhecidos os estudos de fase 3, envolveram mais de 30 mil participantes, e seus resultados foram baseados em 196 casos, sendo 185 participantes que receberam placebo e 11 que receberam a dose da vacina. Os 30 participantes do estudo que ficaram gravemente doentes haviam recebido placebo, incluindo um que faleceu.

De acordo com Stéphane Bancel, CEO da Moderna, a vacina mudará o curso da pandemia, além de prevenir doenças graves e hospitalizações. “Acreditamos que nossa vacina fornecerá uma ferramenta nova e poderosa que pode mudar o curso desta pandemia e ajudar a prevenir doenças graves, hospitalizações e morte”, disse.

Com o resultado divulgado nesta segunda-feira, a Moderna anunciou ainda, que pretende solicitar uma autorização de uso de seu imunizante para as agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa.

Consultores independentes devem se reunir no dia 17 de dezembro com o objetivo de revisar os dados e realizar as recomendações ao Food and Drug Administration (FDA).

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.