Rio de JaneiroSaúde

Prefeitura do Rio anuncia novas medidas contra a pandemia

[Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio]

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, anunciou nesta quinta-feira (10/12) novas medidas que visam o enfrentamento ao novo coronavírus na capital fluminense. Entre as medidas anunciadas esta a proibição de estacionamento na orla nos finais de semana e feriados, além do cancelamento de áreas de lazer em algumas praias do município.

De acordo com a administração municipal, o Prefeito Marcelo Crivella, se reuniu com o Governador em exercício, Claudio Castro, e os secretários estadual e municipal de saúde, no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, e estipularam a adoção das seguintes providências a serem tomadas:

  •  Escalonamento dos horários de funcionamento da indústria (a partir das 7h); dos serviços (a partir das 9h); e do comércio (a partir das 11h), para evitar aglomeração nos transportes públicos.
  • Proibição de estacionamento na orla nos fins de semana e feriados;
  • Cancelamento das áreas de lazer nas orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon e no Aterro do Flamengo aos domingos e feriados (as pistas, portanto, não serão fechadas ao trânsito de veículos);
  • Proibição do uso de áreas comuns de lazer em condomínios, onde não são usadas máscaras, como saunas e piscinas.
  • Permissão para shoppings e Centros Comerciais ficarem abertos 24 horas, para evitar aglomerações nos meios de transporte.

A permissão para que shoppings e centros comerciais funcionem por 24 horas durante o período do final do ano, já havia sido anunciada pelo Prefeito Marcelo Crivella na semana passada, durante coletiva de imprensa ao lado do Governador em exercício, Claudio Castro.

Na ocasião, Crivella informou que a medida foi tomada com o objetivo de diminuir as aglomerações nos transportes públicos do município. “Para evitar aglomerações nos meios de transportes, os shoppings centers e centros comerciais serão autorizados a funcionar 24 horas por dia durante o período de Natal”, afirmou o Prefeito.

Leia também: Prefeitura do Rio decide por escolas fechadas e shoppings abertos 24h para evitar aglomerações

Logo após o anuncio do Prefeito, o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro emitiu uma nota se posicionando contrário a abertura de shoppings e centros comerciais pelo período de 24 horas para realização das compras de Natal no município do Rio de Janeiro.

No texto, o Sindicato argumenta que a decisão de “abrir o comércio por 24 horas é jogar os trabalhadores na boca do leão”, não contribuindo para impedir que o vírus se espalhe no município.

Leia também: Sindicato dos Comerciários do Rio é contra abertura 24h de shoppings e centros comerciais

Segundo informações da Prefeitura do Rio, as medidas anunciadas na tarde desta quinta-feira (10/12) visam “proteger a população de situações de risco de contaminação pela covid-19, mas sem interferir na cadeira produtiva e sem causar danos à economia”.

A Prefeitura informou, ainda, que os ambulantes legais que atuam nas orlas, deverão receber cestas básicas durante a aplicação das novas medidas.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.