BrasilSaúde

Ministro do GSI, General Augusto Heleno diz que próximo Ministro da Saúde pode não ser médico

[Foto: Carolina Antunes/PR]

O Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, em uma entrevista à Rádio Bandeirantes nessa segunda feira (18), disse que o próximo Ministro da Saúde pode não ser médico.

Augusto Eleno disse ainda, que, acredita que a escolha do próximo Ministro da Saúde deve demorar para acontecer e que é improvável que o ministro interino, General Eduardo Pazuello permaneça no cargo.

Leiam também: General Eduardo Pazuello assume interinamente o Ministério da Saúde

Pazuello foi nomeado Ministro Interino da Saúde quando Nelson Teich deixou o cargo após divergências com o Presidente Bolsonaro, como a liberação do uso da cloroquina para paciente em fase inicial da Covid-19 e o fim do isolamento social. De acordo com Augusto Heleno, Nelson Teich tem um excelente currículo, mas não houve conversas para acertar diretrizes a serem seguidas pelo Ministério da Saúde em sua gestão. Segundo ele, o “Ministro Teich não estava de acordo com as principais diretrizes do Presidente”. Ainda de acordo com ministro do GSI, era perceptivo que Nelson Teich se sentia constrangido e desconfortável no cargo. Teich permaneceu no cargo por 28 dias.

Leia também: Nelson Teich pede exoneração do Ministério da Saúde

O Presidente Jair Bolsonaro defende o isolamento vertical, onde apenas as pessoas do grupo de risco como idosos e portadores de doenças crônicas permanecem isoladas enquanto o restante do País retorna suas atividades, de acordo com Bolsonaro essa medida se faz necessária para que a econômia no País não seja prejudicada. Recentemente Bolsonaro assinou um novo decreto incluindo atividades despenhadas em salões de beleza, academias de ginásticas e barbearias em todo o País como essenciais, permitindo que estes estabelecimentos tenham permissão para abertura em todo o Brasil. No entanto, na mesma ocasião, Governadores foram contrários a determinação do Presidente e seguiram com as atividades proibidas.

As atitudes do Presidente Jair Bolsonaro também foram motivos de insatisfação com o antecessor de Nelson Teich no comando do Ministério da Saúde. Luiz Henrique Mandetta, deixou o cargo após divergências com o Presidente sobre protocolos de isolamento social e liberação do uso da cloroquina.

O Chefe do Gabinete e de Segurança Institucional informou que o Presidente Jair Bolsonaro esta ouvindo “as partes” para a escolha do novo Ministro da Saúde.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.