Rio de JaneiroSaúde

Ministério da Saúde entrega 90 respiradores no Rio de Janeiro

[Foto: Strauss Renato/Ministerio da Saúde]

O Ministério da Saúde informou na tarde dessa segunda-feira (11) que foram entregues 90 respiradores para a cidade do Rio de Janeiro.

A ação aconteceu durante o final de semana, segundo informações do Ministério, com o recebimento dos respiradores pulmonares a capital fluminense totaliza 150 equipamentos para o estado que foram fornecidos pelo Governo Federal. O objetivo é de fortalecer o sistema publico de saúde diante do enfrentamento da Pandemia de COVID-19.
Ainda de acordo com o Ministério, as unidades hospitalares que receberão os 90 respiradores serão definidas pela Secretaria Estadual de Saúde do estado.

No final de semana, o Ministro da Saúde, Nelson Teich, visitou a cidade do Rio de Janeiro onde encontrou o Prefeito Marcello Crivella e conheceu as dependências do Hospital de Campanha da Prefeitura montado no Riocentro, Zona Oeste da cidade. Logo em seguida, Teich se reuniu com o Governador Wilson Witzel para conhecer o Hospital de Campanha do Maracanã, gerido pelo Governo Estadual, na Zona Norte da cidade. O Ministro também visitou o Hospital Federal de Bonsucesso e se reuniu com a equipe médica da unidade. Em março, o Ministério da Saúde informou que a unidade de Bonsucesso poderia ser o Hospital Federal de referência no atendimento aos pacientes com Coronavírus no Rio. Na ocasião, foi anunciado que um bloco do hospital estava sendo preparado para receber apenas pacientes com a doença, a informação foi passada pelo representante do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Marcelo Lamberti. No sábado (9) em visita ao hospital, o Ministro da Saúde informou que 42 leitos foram liberados na unidade para receber pacientes.

O Ministério da Saúde informou que foram entregues 557 respiradores pulmonares em 10 estados brasileiros, sendo 20 respiradores para a Paraíba, 10 para o Espírito Santo, 75 para o Ceará, 50 para Pernambuco, 80 para o Pará, 20 para o Paraná, 17 para Santa Catarina, 90 para o Amazonas,45 para o Amapá e 150 para o Rio de Janeiro. Ao todo o investimento é de R$ 31,9 milhões para a aquisição dos equipamentos.

O Secretário executivo do Ministério, General Eduardo Pazuello, informou que até o final de maio está prevista a entrega de 2.600 respiradores pulmonares no Brasil, os equipamentos serão de empresas contratadas pela pasta.Segundo Pazuello, uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada para avaliar se as empresas contratadas tem a capacidade real de produzir e entregar os respiradores no prazo que o País necessita. Ele disse ainda, que outra equipe da pasta será enviada para a Ásia com o objetivo de manter uma linha direta com fornecedores internacionais de respiradores.

De acordo com o Ministério da Saúde, a entrega dos respiradores pulmonares para as unidades hospitalares do País é uma das partes do apoio estratégico que esta sendo adotado no Brasil e acompanhando em que estado a doença esta se espalhando mais rapidamente.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.