Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por COVID-19 no Brasil

[Foto: Mauricio Bazilio/Governo RJ]

O Ministério da Saúde (MS), confirmou nesta quinta-feira (10/12), o primeiro caso de reinfecção por COVID-19 no Brasil. O diagnostico ocorreu em uma profissional de saúde, de 37 anos, moradora de Natal, Rio Grande do Norte, que testou positivo pela primeira vez em junho deste ano.

Segundo o Ministério, em outubro a mulher realizou novos testes e foi constatada a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2.

Em nota, o MS informa que recebeu um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz/RJ, considerado laboratório de referência nacional para a COVID-19 no Brasil, na quarta-feira (09/12), contendo os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas da paciente. Após analise das amostras, houve a confirmação dos resultados via metodologia de RT-PCR em tempo real.

“As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”, informou a nota.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre a primeira infecção diagnosticada em junho e a reinfecção em outubro, foi coletada uma amostra em 8 de setembro que apresentou resultado não detectável, utilizando a metodologia RT-PCR em tempo real, após analise realizada pelo Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O Ministério da Saúde ressalta, ainda, que o Governo Federal “está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados”, e lembrou que o caso de reinfecção diagnosticado reforça a “necessidade de adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constantes das mãos e o uso de álcool em gel”.

Leia também: Ministro da Saúde diz que “todas as vacinas que tiverem eficácia e registro da Anvisa serão adquiridas”

Leia também: Pazuello diz que vacinação da Pfizer pode começar em dezembro ou janeiro

Deixe uma resposta

English EN Portuguese PT Spanish ES
error: Não é possível copiar.