ENEM 2020: Prazo para inscrições é adiado para o dia 27 de maio.

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou em uma rede social na tarde desta sexta-feira (22), a prorrogação do prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O prazo foi adiado até às 23h59 do dia 27 de maio para realização das inscrições pelo site.

Pelo cronograma inicial, o prazo terminaria nesta sexta-feira (22), às 23h59. Até essa sexta-feira, o ENEM 2020 conta com mais de 5 milhões de inscrições, sendo 5.050.768 para a versão impressa e 101.100 para a versão digital.

O Ministro informou ainda que, os boletos emitidos da taxa de inscrição, deverão ser pagos até o dia 28 de maio. Os estudantes que se inscreverem devem estar atentos a Página do Participante, onde serão divulgadas atualizações sobre a realização das provas.

“Decidimos prorrogar o prazo das inscrições do Enem até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até 28/05. Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do @inep_oficial.”

A aplicação das provas do ENEM 2020 fez com que o Governo Federal enfrentasse vários questionamentos por parte do Congresso, da Justiça e da sociedade civil, que cobravam o adiamento da edição 2020 do exame, sob a alegação de que a pandemia do novo coronavírus levou escolas em todo o País a suspenderes suas aulas.

Essa semana, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação (MEC), informaram o adiamento das aplicações das provas do Enem impresso e Digital. A nota emitida em parceria do INEP com o MEC diz que “as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”.

Leia também: MEC anuncia adiamento do ENEM 2020 por 30 a 60 dias

De acordo com o INEP, no final do mês de junho, será realizada uma enquete na Página do Participante, onde os inscritos poderão opinar sobre qual a melhor data para a realização das provas. As datas serão definidas após essa a consulta.

Estudantes de todo o Brasil relataram em redes sociais que enfrentam problemas durante o processo de inscrição das provas. Alguns inscritos alegam também, que realizaram o pagamento do boleto da taxa de inscrição, mas que ainda não receberam o aviso de confirmação do pagamento na Página do Participante.

Deixe uma resposta