Brasil aceitou donativos do Japão para a Bahia, mas não a ajuda da Argentina

[Foto: Fernando Vivas/GOVBA]

O Ministério das Relações Exteriores divulgou, nesta quinta-feira (30/12), nota na qual afirma ter recebido ofertas internacionais de assistência humanitária da Argentina e do Japão.

Segundo a nota, o Japão ofereceu doação de materiais de rápida disponibilização e emprego, que foram aceitos pelo governo brasileiro. A doação pode incluir barracas de acampamento, colchonetes dobráveis, cobertores, galões portáteis, lonas plásticas e purificadores de água.

A nota informa ainda que a Argentina teria oferecido o envio de dez agentes da “Comisión de Cascos Blancos” (“Capacetes Brancos”), para ações como seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes. Essa oferta teria sido apreciada pelo governo brasileiro que agradeceu, mas “informou que tais ações já vêm sendo atendidas pelos esforços do Governo Federal”.

O governo argentino informa que “A pedido do Chanceler Santiago Cafiero , o Embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli , enviou nota dirigida à Agência Brasileira de Cooperação, ao Itamaraty e ao Centro Nacional de Gestão de Riscos e Desastres, na qual ofereceu A ajuda da Comissão Capacetes Brancos – dependente do Itamaraty – para prestar a necessária assistência humanitária diante da catástrofe vivida no norte do Brasil após as fortes chuvas e o rompimento de duas barragens, uma em Vitória da Conquista e outra em Itambé, a 60 quilômetros do anterior“.

Foto: Divulgação / Comisión de Cascos Blancos

A oferta da Argentina ainda poderá vir a ser aceita futuramente, “caso a situação demande necessidades suplementares de assistência com as características da oferta em pauta”, afirma a nota.

Deixe uma resposta

English EN Portuguese PT Spanish ES
error: Não é possível copiar.